33e34: quem é Tania Gomes Luz?


33e34: quem é Tania Gomes Luz?

Nós sabemos que empreender no Brasil é uma tarefa árdua. Por isso, valorizamos tanto os cases de sucesso. Quem acerta em cheio em meio a tantas possibilidades de erro merece o seu lugar ao sol, correto? A gente acredita que sim.

Por conta desta dificuldade, também, damos valor ao empreendedor capaz de fazer isso. Empoderamos a figura, apresentamos a face que foi capaz de revolucionar um mercado, parabenizamos pela conquista e seguimos em frente, esperando a nossa vez. O que falta, às vezes, é nós enterdermos como os empreendedores de sucesso conseguiram fazer isso.

Por isso, iniciamos hoje uma série de entrevistas para entender melhor como a cabeça dos grandes empreendedores do Brasil funciona. Mais do que isso, conhecer o lado humano de cada um deles.

A primeira entrevistada (e não poderia ser diferente) é Tania Gomes Luz, CEO da 33e34 Shoes e palestrante confirmada na Gramado Summit 2018.

Confira a entrevista na íntegra:

No empreendedorismo se fala muito sobre a necessidade de abrir mercados até então nunca explorados. A 33e34 Shoes fez isso, dominando um nicho praticamente ignorado. Como aconteceu essa sacada? A Tania usa calçado tamanho 33/34?

A 33e34, como a grande maioria das startups, nasceu de uma necessidade que eu já conhecia, que era a minha grande frustração, mas que não sabia do mercado potencial.

Usando 33, eu sempre tive dificuldades para encontrar sapatos na minha numeração. Quando pesquisei e descobri que não havia nenhuma loja especializada nessa numeração, percebi que, além de um problema não solucionado, havia ali um mercado importante a ser atendido.

Nós sabemos que ter uma ideia genial não é o suficiente, e, que mais vale uma ideia mediana bem executada que uma excelente apenas dentro da cabeça. Quais os passos para fazer um negócio crescer do zero?

Acredito que a questão da execução é uma parte fundamental para construir um negócio, mas existem outros aspectos tão importantes quanto. Listo a seguir o que considero essenciais:

1. É preciso avaliar se o mercado está maduro para receber o produto, o que chamamos de market fit. 

O fato de existir uma demanda não significa que seu produto irá atendê-la adequadamente. Essa é uma pergunta que se faz diariamente: quanto meu produto atende as expectativas do mercado?

2. É preciso planejamento de curto e médio prazo, mesmo que muitos preguem fazer e depois avaliar, continuo achando que planejar é priorizar ações inteligentes, então isso só pode ser positivo para seu negócio.

3. Por último, é preciso ter plasticidade, que no final é sua capacidade de, quando exposto a uma situação desafiadora, se mudar, se moldar e assumir um formato capaz de suportar as novas pressões. Essa é a característica que te permitirá reinventar seu produto quantas vezes forem necessárias até chegar ao sucesso.

Com o sucesso, surge também a concorrência. Como se manter distante dela?

Mantenho um olhar constante no mercado em que a 33e34 está inserida. Nesses 3 anos de estrada, já vi algumas tentativas de copiar a idéia, mas como discutimos acima, uma boa idéia depende de quem a executa. Então não vi nenhum projeto similar ao nosso obter sucesso.

Os grandes players do mercado, que poderiam ser uma ameaça, vem se tornando um canal adicional de vendas para nós.

Aqui é preciso entender o valor que o nicho adquire com seu público. Nós resolvemos um problema que afeta o público consumidor que representa 3% do mercado. Então, muitas vezes é interessante para os players maiores que nós sejamos a solução que eles também podem contar. 

A 33e34 deixou de ser apenas uma loja para se tornar também uma marca. Como aconteceu a expansão para a indústria? Isso foi fundamental para continuar no topo do mercado?

A transição de loja para marca sempre fez parte da nossa estratégia de crescimento. A marca própria nos permite entregar produtos muito mais ajustados as necessidades das nossas clientes, já que temos muito mais controle sobre a produção dos sapatos.

Mas eu acredito que manter-se relevante no mercado vai além de termos nos tornado uma marca. Essa relevância passa pela avaliação constante do que estamos entregando às nossas consumidoras. E aqui estamos falando de todo cuidado impresso em cada produto enviado, desde as embalagens especiais, uma comunicação transparente e um foco 100% na experiência positiva de compra.

Existe muita prepotência no olhar das pessoas quanto ao empreendedorismo feminino?

Existe um preconceito velado, que não é abertamente falado, mas que você percebe em atitudes menores. Existe certa descrença da capacidade que nós, mulheres, temos em construir grandes negócios.

É muito comum você ouvir teóricos repetindo que mulheres são constantemente vistas a frente de pequenos negócios, mas não são visíveis a frente de grandes empresas. Esse é um discurso que me cansa, porque é o resultado de um mercado em que 97% dos investimentos vão para founders homens. Se tivermos igualdade de acesso a investimentos, certamente teremos muitas empresas de sucesso lideradas por mulheres.

Foi mais fácil pra você por inovar para as mulheres?

De jeito nenhum. Eu costumo citar o livro "Não há dia fácil"do Matt Bissonnette, que conta a vida de uma equipe de SEALS (que são a elite do exército americano), para explicar o que é empreender no Brasil. Aqui não tem dia fácil. E se estiver muito fácil, preocupe-se... alguém. em algum lugar pode estar inovando mais que você.

E quando falamos em inovação, não é o gênero que importa, mas a profundidade com que você entende seu mercado, a real importância do seu produto e o quanto você consegue engajar sua equipe e seu público no seu sonho.

Inovar é sempre a trilha mais difícil e empreender não é para quem quer apenas ganhar dinheiro. Se seu propósito não estiver claro, os dias serão muito difíceis.

Quem era a Tania antes da 33e34?

Acho que o termo que melhor me define é que eu era conservadora. Meus papéis eram sempre de bastidores, nunca como protagonista. A exposição me assustava.

Apesar de ter tido uma carreia muito interessante antes, a 33e34 foi o grande divisor para me tornar uma profissional mais corajosa, inventiva, audaciosa. 

Quem é a Tania hoje?

Além do fato que citei acima, de ser muito mais corajosa hoje, não acredito que minha essência tenha mudado. Sou absolutamente focada em transformar a 33e34 na maior marca de moda no Brasil e não meço esforços para atingir meus objetivos. 

Que recado deixa às mulheres empreendedoras de hoje?

Não é um recado para mulheres, porque acredito que bons empreendedores não são definidos pelo seu gênero. É um recado pra todos os loucos empreendedores que estão nessa jornada.

Eu acredito em força da comunidade.

Sei que a 33e34 não teria o sucesso de hoje se a comunidade #ZeroOnze não tivesse me apoiado. Então, uma das coisas importantes que sempre digo é pra construir networking verdadeiro. Não só aquele do happy hour. Pode até ter happy hour. Mas tem que ter conversa verdadeira, evento pra discutir políticas de apoio ao empreendedorismo e outros que fortaleçam todos desse ecossistema.

Para os homens é mais simples. Nós, mulheres, é que não fomos educadas para fazer networking. E uma comunidade forte, que também dê suporte às empreendedoras fará com que tenhamos um número muito maior de empreendedores e empreendedoras de sucesso.

SAIBA MAIS SOBRE A EMPREENDEDORA

Fundadora da www.33e34.com.br, marca exclusiva para mulheres de pés pequenos, Premiada no Prêmio Empreendedores da PEGN 2016 e considerada pela Exame PME. É escritora, palestrante e mentora no Programa SP Stars. Administradora formada pela FESP PR, é pós-graduada pela FGV em Gestão Estratégica de Negócios, e em Gestão do Conhecimento e Inteligência de Mercado pela PUC PR. Sua carreira conta com passagens por Renault e RPC (afiliada Rede Globo Paraná). Após um período sabático em Nova York, voltou ao Brasil para criação da 33e34, lançada em janeiro de 2015.




Por
24/01/2018

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!