9 Dicas Incríveis para você criar um blog corporativo de sucesso


9 Dicas Incríveis para você criar um blog corporativo de sucesso

Os anos passam e os blogs seguem firmes e fortes. Não é à toa que nesse momento você está lendo esse artigo em um. As pessoas buscam cada vez mais por informação de qualidade na internet e as empresas que se preocupam em dar essa resposta a elas saem na frente no coração dos consumidores.

A verdade é que criar conteúdo de qualidade para o público-alvo é e sempre será uma boa ideia, seja o seu negócio pequeno ou grande. É claro que o blog é só uma das maneiras de se fazer isso. Mas é sobre esse assunto que escolhi falar aqui hoje.

O motivo pelo qual eu optei por falar nesse tema é claro: Existem muitos blogs por aí, mas poucos se destacam realmente. Por que não o seu?

Antes, de tudo, por que investir em blogs?

Dentre todas as razões para criar e manter um blog, a que eu considero mais importante é a aproximação com as pessoas. Eu sei que você já deve ter ouvido por aí que o blog é a porta de entrada para a sua marca, contudo, vai muito além disso.

Já pensou que diferente das redes sociais e do YouTube, o blog é um território só seu? Ninguém pode tirar isso de você. É um terreno próprio e só isso seria uma vantagem absurda para incluí-lo na sua estratégia.

Mas o mais incrível é que, por meio do blog, você não apenas atrai pessoas. Também consegue manter um relacionamento com a sua audiência e ainda educá-la para que fique mais preparada para atingir outras etapas do Funil de Vendas.

É claro que para que isso aconteça você precisa criar e manter um blog do jeito certo. E é sobre isso que vamos falar agora. Se você leu até aqui acredito que esteja interessado, então vamos lá?

1- Invista em você

Eu sei que parece clichê, mas não adianta eu citar as melhores dicas para o seu blog se destacar se deixasse esse “detalhe” de lado. A base para construir um blog de sucesso está na relevância que os conteúdos postados lá possuem para o seu público.

Então, você precisa se preparar para tal. Como o assunto do seu blog terá tudo a ver com o assunto do seu negócio, isso fica mais fácil. Porém, não se deixa acomodar por causa disso.

Invista sempre em cursos da área (online e presenciais), busque por artigos científicos, aumente os livros do seu repertório, participe de eventos, pesquise muito, leia bastante, seja curioso no seu dia a dia e esteja disposto a se atualizar e aprender mais continuamente.

Lembra daquela famosa frase “Conhecimento é poder.”? Pois é, esse poder é essencial para quem quer deslanchar um blog. Não importa o assunto que você está falando ali. Desde “maquiagem” até “como investir na bolsa de valores”, se não existir um cuidado para ter conteúdos bem embasados dificilmente você conseguirá o que deseja.

Quando falo de conhecimento, também estou falando também na temida Língua Portuguesa e na arte de escrita. Todo mundo pode escrever posts interessantes e envolventes. Não, você não precisa ter em seu DNA genes do Machado de Assis para isso, basta estar disposto e se comprometer em evoluir nesse quesito. Acredite.

Outro ponto interessante está em pensar na sua cultura: Filmes, séries, músicas, teatro, apresentações, vídeos no YouTube… Tudo pode ser uma ponte para te ajudar a ser mais criativo e contar com a linda inspiração. Gaste seu tempo com mais atividades que agregam e já sentirá uma bela diferença.

2 - Produza conteúdos de qualidade

Ficou confuso com o título dessa segunda dica? Calma. Eu sei que talvez você esteja pensando que se você fizer o que recomendei na anterior, automaticamente terá “conteúdos de qualidade” no seu blog. Mas não. A palavrinha “qualidade” nesse contexto é bem mais complexa.

Você pode criar artigos muito bem redigidos, sem erros de português, bem embasados e didáticos, mas ainda assim pode não ter a qualidade a que eu me refiro aqui. Quando falamos de Marketing de Conteúdo, você só consegue isso se produzir algo que seja relevante para quem interessa: O seu público.

Quem são as pessoas que você quer atingir? O seu público-alvo e a sua persona estão bem definidos? Se a resposta for “não”, recomendo que leia um artigo que fiz sobre o assunto. Agora, caso a resposta for “sim”, pense seriamente no que é útil para essas pessoas. O que elas buscam encontrar na internet? Que tipo de conteúdo seria interessante para elas? Respondendo isso a cada nova pauta criada, você está no caminho certo e pronto para a nossa próxima dica.

3 - Ouça seu público sempre

Além de ter claro quem é o seu público, você precisa ter em mente que o contato frequente com este é essencial. O mundo muda, as pessoas evoluem e com o seu público isso não é diferente.

Portanto, esteja sempre atento e pronto para ouvir quais são as necessidades, sonhos, dúvidas, problemas, metas e dificuldades da sua audiência. Esse é um trabalho que precisa ser desenvolvido dia após dia e jamais ser deixado de lado.

E é mais simples do que parece. Você pode contar com a ajuda das redes sociais, do e-mail marketing, do seu próprio blog, do contato pessoal e, sobretudo, com pesquisas de mercado e até mesmo pesquisas simples que você pode criar com ferramentas grátis e incríveis, como Typeform ou GoogleForms, por exemplo.

Se você escrever a coisa certa, na linguagem certa, no momento ideal e para a pessoa certa, o resto é apenas consequência.

4 - Pense com carinho em SEO

O que adianta escrever conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público-alvo se essas pessoas nunca encontrarem os seus materiais? Pois é, por essa razão, não tem como falar de blogs sem pensar no famoso SEO (Search Engine Optimization).

Se você não sabe o que se trata esse assunto, dá uma olhada nessa lista de cursos sobre Marketing Digital que eu listei no blog do leadlovers. Na seleção há um curso que ensina do básico ao avançado sobre o tema (e é totalmente grátis).

SEO é um assunto essencial porque o seu público, assim como a maioria da população mundial, usa o Google para procurar respostas para as suas dúvidas. E, ao fazer isso, clicam logo nos primeiros resultados listados pela gigante das buscas. O SEO te ajuda exatamente nessa questão, propiciando que o seu conteúdo esteja bem posicionado, lá no topo do Google.

Ah além do curso que eu indiquei, esteja sempre procurando e lendo sobre esse assunto que é complexo. Principalmente se considerarmos que o Google sempre traz novas atualizações que modificam a maneira como a pesquisa acontece. Dá trabalho, mas vale a pena investir tempo nesse assunto. Eu juro.

5 -  Faça parcerias

Se você fizer o curso indicado ou se aprofundar em SEO de qualquer outra forma, irá notar que SEO é um trabalho que traz resultados no médio e longo prazo. Entretanto, isso não significa que você precisa esperar até lá para atrair mais pessoas para o seu blog.

Uma das maneiras que você pode - e deve - investir é em parcerias. Faça uma busca das marcas e criadores de conteúdo que tratem do mesmo nicho que o seu e tente escrever artigos lá como convidado.

Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha uma empresa de arquitetura, já pensou que bacana conseguir escrever num blog de uma loja de materiais de construção? Além de conseguir mais público, você tem a chance de ter parceiros e até amigos para a sua vida. O que é sempre bem-vindo, né?

E, por incrível que pareça, as parcerias também ajudam no seu SEO. Isso porque o Google leva mais a sérios sites e páginas que são referenciados por outros sites. Ou seja, uma coisa puxa a outra.

Mas muita calma e bom senso na hora de procurar por parceiros. Sempre recomendamos que primeiro você escreva para o seu próprio blog. Assim as outras pessoas estarão bem mais propensas a te dar oportunidade.

6 - Garanta presença nas redes sociais

Além de se posicionar bem no Google e conseguir parcerias, você tem o poder das redes sociais para ajudar os seus posts deslancharem rapidamente. De novo, pense no seu público-alvo para escolher as redes sociais que a sua marca estará.

Sim. Não adianta estar em todas as que existem se você não ter tempo para ter consistência em cada uma ou se o público que você quer atingir não está lá. Esteja onde a sua persona está e se dedique de verdade. Como? Criando post com links que levem para o seu blog nas páginas e até mesmo em grupos.

Outro detalhe imprescindível: Não se esqueça que cada rede social tem suas particularidades. Aproveite cada uma para adaptar seus conteúdos e conquistar visitantes e até mesmo fãs do seu conteúdo.

Também tenha em mente que é preciso responder comentarios, ser acessível, ser verdadeiro e agradável. Isso faz total diferença. Até porque redes sociais são locais para se estabelecer relações, faça isso e terá o público engajado que você almeja.

7 - Use e abuse do e-mail marketing

Não só de redes sociais, Google e parcerias um blogueiro consegue tráfego, o e-mail marketing também é um aliado importante nesse propósito.

Para conseguir esse objetivo, você pode criar desde newsletter simples - para que os leitores possam se cadastrar e não perder conteúdos novos - até mesmo pensar em estratégias mais complexas que potencializem seus resultados.

Nesse caso, ter uma plataforma de Automação de Marketing Digital, como o leadlovers, é a alternativa mais recomendada para quem quer alavancar o negócio.

8 -  Anunciar, por que não?

Por falar em redes sociais e Google, você já pensou que também pode investir em anúncios para se destacar nesses locais? Seja por meio do Facebook Ads, Google AdWords, LinkedIn Ads, Twitter Ads… Não importa, escolha o que faz mais sentido para você e invista.

E não, você não precisa ter uma verba gigantesca para fazer isso. Aliás, mais cedo ou mais tarde, o seu negócio sentirá necessidade de investir em anúncios. Isso porque os algoritmos das redes sociais tornam cada vez mais difícil que as marcam cheguem até o seu público.

A parte boa é que ao anunciar você pode criar tudo de acordo com seu objetivo, necessidade e orçamento. Isso porque você tem o poder de escolher o público, o valor investido e muitos outros detalhes de segmentação. Incrível, não?

9 - Se destaque

Para finalizar essa lista, não se esqueça do principal quando se trata de se destacar na internet: Seja diferente do restante do mundo. O que quero dizer com isso? Mostre toda sua personalidade, evidencie o seu jeito único de escrever, falar e pensar.

Sabe por quê? A cada dia mais e mais pessoas criam blog e para se destacar você precisa mostrar aquele diferencial que todos nós possuímos. Não quero dizer que você não pode ter inspirações, contudo, não deixe que isso atenue a sua essência.

Por tentar copiar os outros, muitos acabam por cair no ostracismo. Não existe receita pronta. Mas, com certeza, ser você mesmo é o um ingrediente importante para sair na frente.

Nada mais natural… Quando você é autêntico, o trabalho passa a ser prazeroso e você coloca amor em tudo que faz. Se há amor tudo fica mais bem feito e, melhor que isso, todo mundo sente. Quando mexemos com os sentimentos das pessoas, tudo se encaminha.




Por
20/07/2018

Jessica Delalana é redatora na empresa mais amor do Brasil (e do mundo), a leadlovers. 
Nas horas livres, entre outras coisas, continua escrevendo, mas para a sua própria página. 
É viciada em música e em M&Ms, otimista de carteirinha e tem certeza que as palavras têm o poder de mudar o mundo.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!