Chatbots ultrapassam a barreira do texto e chegam ao entendimento de áudio


Chatbots ultrapassam a barreira do texto e chegam ao entendimento de áudio

Não faz muito tempo, já falamos aqui no Blog da Summit sobre como os chatbots estão presentes no dia-a-dia de quem navega na internet interagindo (as vezes sem saber) com robôs. A ferramenta se torna a cada dia mais comum e ainda promete grandes inovações no segmento, resgatamos o assunto para falar justamente sobre uma novidade que vai potencializar ainda mais a integração entre robôs e humanos. Além de conversar com um robô através de texto, agora é possível enviar mensagens de áudio e literalmente falar com ele!  

Essa é uma das novidades da Hi Platform, player no mercado de plataformas digitais para o relacionamento ao consumidor, que anunciou novas funcionalidades ao seu produto carro-chefe, o chatbot. A partir de agora, o segmento contará com o Speech To Text e a Integração HiBot com o HiSocial. As novidades já estão abertas para o mercado.

O Speech To Text é uma configuração que permitirá ao consumidor enviar qualquer pergunta no formato de áudio, que será convertido em texto pelo robô. Dessa forma, o cliente não precisará digitar a pergunta durante o atendimento, assim como acontece com as interfaces que são ativadas via voz, como Apple Siri e Amazon Echo.“Estamos permitindo que as empresas tenham a sua própria "Siri” nas plataformas de atendimento ao consumidor. A interação homem-máquina por meio da voz já é uma tendência de futuro. As pessoas usam cada vez mais esse recurso para interagir com os aplicativos. Segundo o Google, mais de 20% das buscas feitas em smartphone são realizadas pela voz. Isso aproxima mais as empresas de seus clientes e fornece um canal muito confortável de resolutividade para as demandas”, explica Alexandre Bernardoni, diretor de produto e sócio-fundador da Hi Platform, também membro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABIA).

Já a integração do chatbot (HiBot) com a plataforma focada nas redes sociais (HiSocial) ampliará as oportunidades de atendimento via redes sociais, permitindo maior resolução de dúvidas, sugestões e reclamações. Com ela, o consumidor que buscou a rede social e não obteve a solicitação resolvida, será encaminhado para um atendimento humano, ainda na mesma rede social. Outro destaque é conduzir o consumidor quando ele quiser ser atendido diretamente pelo humano. “A integração no atendimento é fundamental, os canais precisam conversar entre si e detectar que, muitas vezes, há os mesmos consumidores falando em diferente canais. A novidade vai excluir barreiras entre os plataformas de atendimento e incorporar agilidade e resolutividade nas relações entre empresa e cidadãos. Será uma contribuição significativa na experiência de atendimento”, explica Bernardoni.  

A Hi Platform é a maior plataforma de relacionamento com o consumidor, contabilizando mais de 800 clientes, e pioneira na implantação da tecnologia de chatbots no Brasil. Em 2017, contabilizou 150 milhões de atendimento via chatbot para mais de 70 clientes. Hoje, a empresa desenvolve um motor próprio de processamento de linguagem natural que opera em três línguas para duas áreas principais: atendimento, para desafogar o SAC tradicional por telefone e chat humano; e vendas. O chatbot possui uma participação significativa no crescimentoda companhia – a previsão é que sejam responsáveis por alavancar um crescimento de 35% na receita total da companhia em 2018. Em 2017, a empresa faturou R$ 25 milhões. A expectativa é quadruplicar o faturamento nos próximos quatro anos.




Por
06/07/2018

Jornalista graduado e apaixonado por comunicação! Conservador das boas práticas, aposto sempre em uma boa pesquisa, argumentos concretos e textos revisados (muitas vezes). Como jornalista atuei em rádio, TV, mídias digitais e impresso. Agora no time de comunicação da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos estou em contato direto com grandes eventos, entre eles o FESTURIS e a Gramado Summit.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!