Evite a "Síndrome Kodak"


Evite a "Síndrome Kodak"

Que as startups estão mudando o mundo, isso já não é mais novidade para ninguém. O que muitos ainda não conseguem perceber é a velocidade com que essa mudança ocorre. Para tanto, precisamos entender como evitar a "Síndrome Kodak", uma expressão muito comum usada para identificar situações onde empresas já consolidadas são ameaçadas ou até mesmo destruídas por novos empreendedores que apresentam inovações capazes de mudar o jogo.

A Kodak foi a maior empresa de fotografia que o planeta já viu. No final dos anos 70, sozinha detinha 90% do mercado de câmeras e venda de filmes em todo o mundo. Também contava com mais de 100 mil empregados e um lucro de bilhões.

Em 2012 entrou com um pedido de FALÊNCIA!

Simples, o mercado mudou, não é mesmo? Errado, ele cresceu como nunca! Nos dias de hoje, tiramos mais fotos em uma hora do que em toda uma década passada inteira. Com esse crescimento vimos o surgimento de grandes plataformas  como "Instagram", "Facebook" e "Snapchat",  onde a fotografia está no centro de tudo.

Então o que mudou?

Nós, consumidores, trocamos a antiga máquina fotográfica por nossos celulares para registrar todos os momentos de nossas vidas. Mudança que a Kodak podia ter acompanhado se tivesse prestado um pouco mais de atenção nas revoluções causadas por inovadoras empresas que surgiam.

Por isso, não tenhamos medo de mudanças. Elas são a base de toda revolução. Todo negócio que é sólido pode desmanchar e se tornar obsoleto do dia pra noite. As startups são como um tsunami. Criadas de forma quase que imperceptível, mas, quando tomam forma, chegam e mudam completamente o rumo das coisas.
 




Por
19/09/2017

Diretor na empresa Rossi & Zorzanello e sócio fundador da empresa Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello Projetos Especiais, Marcus é também CEO & Co-Fundador da Gramado Summit, evento focado no empreendedorismo digital.
Em 2015, recebeu o reconhecimento como um dos 25 Inovadores & Empreendedores do ano, em apontamento da Panrotas, empresa paulista líder na produção de informações para o profissional de turismo.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!