Indústria automotiva e Startups criam o futuro dos carros autônomos


Indústria automotiva e Startups criam o futuro dos carros autônomos

A indústria automotiva mundial é uma gigante do século 19 que até hoje movimenta e muitas vezes impulsiona a economia ao redor do mundo. Envolvida com o desenvolvimento, fabricação, publicidade e a venda de veículos automóveis, é, sem dúvidas, inovadora desde seu início. Ano após ano, novos modelos de carros com novos acessórios e melhorias são lançados no mercado por montadoras.

Nos últimos anos, muito tem se falado na evolução da indústria automotiva e na criação dos carros autônomos, que por definição são: Veículos autônomos, também conhecidos como veículos robóticos ou veículos sem motorista, designam qualquer veículo terrestre com capacidade de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano. O grande detalhe desta evolução dos carros (e o que explica este assunto na publicação de hoje) é que startups estão diretamente ligadas a este processo, aliás, este processo só está sendo possível graças a união entre a Indústria automotiva e as startups.

Imagine que em dez anos você poderá estar recebendo uma entrega em casa por meio de um carro autônomo, ou sendo levado até o trabalho por um carro sem motorista, incrível pensamento futurista, de um futuro não tão distante. Claro que se tratando de Brasil, esta tecnologia vai demorar um pouco mais para chegar, mas esta evolução está acontecendo e é possível a partir da união de uma indústria tão antiga quanto a automotiva, mas que busca a inovação em parceria com as startups, ferramentas para o futuro.

Abaixo estão alguns exemplos de alianças mais recentes buscando o futuro dos veículos:

Nvidia + Uber + Volks

Na última semana a Nvidia anunciou que vai se unir a Uber Technologies e a Volkswagen para juntas desenvolverem tecnologias de direção autônoma. O movimento comprova a união e os avanços das plataformas de tecnologia na indústria de veículos automotivos. A Nvidia participa com a fabricação de chips de computação gráfica e vem expandindo sua atuação para tecnologia de carros autônomos. O presidente da Nvidia, Jensen Huang, disse na conferência de tecnologia CES, em Las Vegas, que a frota de carros autônomos do Uber estava usando sua tecnologia, que ajuda os carros sem motoristas a perceberem o mundo a volta e tomar decisões em frações de segundo.O Uber tem usado a tecnologia de computação GPU da Nvidia desde que a primeira frota teste de utilitários da Volvo SC90 foi implementada em 2016 em Pittsburgh e Phoenix.

Trabalhando com a Volkswagen, a Nvidia deverá incorporar sua tecnologia de inteligência artificial na linha futura da montadora alemã, usando sua nova plataforma Drive IX. A tecnologia permitirá as chamadas capacidades de “copiloto inteligente” baseadas em processamento de dados de sensores dentro e fora do veículo.

No mercado as apostas são de que a Nvidia se tornará líder em chips para carros sem motoristas, centros de dados e inteligência artificial, o que fez o preço das ações duplicarem nos últimos 12 meses.

Aurora + Volks + Hyundai

Na primeira semana deste mês a Startup Aurora também anunciou parcerias com a Volkswagen e a Hyundai Motor para o desenvolvimento do sistema de direção autônoma, em mais uma aliança entre montadoras globais e companhias de tecnologia do Vale do Silício.

A Aurora é uma jovem startup, fundada em 2016 pelos especialistas em robótica Drew Bagnell e Chris Urmson, que vieram do Google, e Sterling Anderson, que anteriormente trabalhou na Tesla. Em nota o grupo alemão (Volks) comemorou a parceria com a startup. "Com a Aurora, a Volkswagen ganha acesso a uma equipe experiente e líder global em software e hardware para veículos sem motoristas".

Pizza Hut + Toyota

Nesta segunda-feira durante a Consumers Eletronic Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, a Pizza Hut anunciou uma parceria com a Toyota  para trabalhar no desenvolvimento de um veículo que fará entregas sem motorista, que deverá ser testado em 2020. Neste ano já começam os processos de coleta de informações dos veículos de entrega, incluindo os padrões e comportamentos dos motoristas, para otimizar a tecnologia.

Waymo + Fiat Chrysler

Ainda no segmento de carro autônomo, a Waymo (que antes era o programa da Google) vem trabalhando com a Fiat Chrysler desde 2016 para equipar as minivans Chrysler Pacifica com tecnologia autônoma. No início deste ano a companhia pretende lançar um serviço totalmente autônomo de carona, no Arizona.

 




Por
12/01/2018

Jornalista graduado e apaixonado por comunicação! Conservador das boas práticas, aposto sempre em uma boa pesquisa, argumentos concretos e textos revisados (muitas vezes). Como jornalista atuei em rádio, TV, mídias digitais e impresso. Agora no time de comunicação da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos estou em contato direto com grandes eventos, entre eles o FESTURIS e a Gramado Summit.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!