Seis livros que todo empreendedor deveria ler


Seis livros que todo empreendedor deveria ler

Eu já escrevi muitas vezes sobre a importância das referências na hora de empreender, assim como a relevância do estudo para dar os passos corretos. Hoje, o objetivo é te tirar da internet e esconder seu rosto atrás de um dos livros abaixo. A causa é nobre: te mostrar como os maiores empreendedores que conhecemos chegaram lá e que lições preciosas eles deixam. Quem sabe você também se inspire, né?

O legal é que você poderá fazer isso sem precisar de uma boa conexão com a internet e na beira da praia, em um barco no meio do oceano, na beira da piscina, na sala de casa ou na sua mesa do escritório. Tanto faz. E, ainda, vai se divertir pra caramba. Tenho certeza.

Vamos a lista?

O poder do encantamento

Aqui está o segredo do maior varejista do Brasil e sexto maior do mundo. José Galló é CEO das lojas Renner, a grande rede de lojas do país. Com mais de 30 anos de experiência no varejo e graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é ainda membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S/A, do Itaú Unibanco Holding S.A. e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Além de ser vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre.

Achou pouco? Duvidou da capacidade dele? Em 2017, ele abriu 70 novas lojas. SETENTA. E ainda dizem que a crise atingiu todo mundo.

Ah, o José Galló ainda é um dos palestrantes confirmados na Gramado Summit 2018. Quer ver ele? Clica aqui. wink

Confira a sinopse:

Quando assumiu como consultor das Lojas Renner em 1991, José Galló pegou uma empresa a beira da falência e sem nenhuma importância no cenário nacional. Aos poucos, ele conseguiu transformá-la na maior rede do setor de vestuário, batendo concorrentes de peso. Hoje presente em todo o Brasil, começa a se internacionalizar. Mesmo em tempos de crise, a Renner continua batendo metas e tendo resultados excelentes.

Neste livro, o administrador gaúcho abre o jogo e lembra os momentos decisivos da sua carreira, sempre voltada para o varejo. Revela como conseguiu transformar a Renner em uma gigante da moda popular. Todo executivo tem um estilo de liderar – mas o de Galló chama a atenção por ser simples, sem estratégias mirabolantes.  Ele prega austeridade, confiança, um pouco de ousadia, eficiência operacional, um olho no freguês e outro na concorrência. Tudo com muita transparência, entusiasmo, trabalho em equipe e respeito pelo outro – seja ele funcionário, acionista ou cliente.

Mas a sua maior crença reside no encantamento do cliente – talvez a porção mágica desta fórmula de sucesso. Como ele mesmo explica, “encantar significa superar as expectativas, indo um passo adiante da satisfação, ao entregar algo mais do que aquilo que já esperam de nós”.

Em Como encantar clientes, José Galló ensina como colocar em prática essa filosofia de encantamento. Admirado e enaltecido pelos maiores executivos e empresários do Brasil, ele espera conquistar os leitores com sua filosofia:  “Que tenhamos em mente um pensamento que norteia o dia a dia de cada um dos colaboradores de Lojas Renner, que, assim como eu, adoram desafios: não sabendo que é impossível, nós vamos lá e fazemos”.

Seu sonho tem futuro

Para dar seguimento a nossa lista é a vez dela, Candice Pascoal, uma das grandes mulheres empreendedoras do Brasil. Após ter atuado como vice-presidente internacional da Putumayo World Music, em Nova York, lançando grandes nomes no cenário musical mundial, se especializou em arrecadação de fundos, estando à frente de importantes projetos de captação de recursos para ONGs na Europa, Ásia e Américas, como: Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, Anistia Internacional, entre outras. Hoje, é a CEO e co-fundadora da Kickante, o mais completo site de financiamento coletivo/crowdfunding do Brasil, com time em três países.

Em Seu sonho tem futuro, o intuito é ajudar empreendedores a tirarem qualquer projeto do papel, com diversos exemplos, técnicas e dicas passo a passo para serem colocados na prática e alcançar o sucesso empresarial. É direcionado às pessoas desempregadas, ou trabalhando em algo que não amam, e desejam mudar de vida através da abertura de um negócio. Ou a empreendedores que já têm um negócio e precisam fazê-lo decolar. Típico cenário de startup, né?

Segue a sinopse:

Se você pudesse perguntar qualquer coisa para uma pessoa especialista em realizar Sonhos, o que seria? Você vê pessoas que vivem dos seus sonhos e não imagina como se tornar uma delas? Sente medo, despreparo ou insegurança quando pensa em começar um novo negócio?

Você acha que sonhar alto é arriscado e não é para você? Candice Pascoal, CEO e fundadora da plataforma Kickante, o maior site de financiamento coletivo/crowdfunding do Brasil, veio para apresentar a fórmula do sucesso que já atingiu milhares de brasileiros e para responder todas essas perguntas e muitas mais. A verdade é que muitos sonham, mas poucos sabem como colocar sua ideia em prática de maneira fácil e sem riscos! E, nesta obra, vamos lhe mostrar como fazer isso. Aqui você encontra dicas, segredos de sucesso e muitas orientações, por exemplo:

• Como milhares de pessoas estão usando o poder do Facebook e do Google para promover seus produtos sem nenhum custo.

• Como identificar se você tem crenças limitantes que sabotam ideias com grande chance de sucesso.

• Qual a importância de planejar e preparar o seu projeto meses antes de você se sentir pronto para começar, e como fazer isso da melhor maneira possível.

• O que fazer para ser um realizador e partir para a ação em busca do seu sonho!

• Os recursos para tirar qualquer coisa do papel e criar renda extra: um plano de negócios que funciona e os passos para traçar sua estratégia.

Faça qualquer projeto sair do papel, realize seu sonho e crie renda extra em menos de seis meses!

De zero a um

A linha de apoio da capa da obra já diz tudo sobre ela: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício.

O autor, Peter Thiel, é nada mais nada menos que cofundador do Paypal e da Palantir Technologies, uma empresa de software especializada em análise de dados. Além disso, é investidor de centenas de startups ao longo da carreira, incluindo o Facebook. Parou por aí? Calma lá! Ainda é sócio da Founders Fund, empresa de capital de risco que financiou startups como SpaceX e Airbnb. Fundou a Thiel Fellowship, cujo objetivo é estimular jovens a colocar o aprendizado acima da escolaridade.

Para completar: Blake Masters, presidente The Thiel Foundation, ainda assina uma parcela da obra.

Alguma coisa eles devem ter para nos ensinar, né?

Segura essa sinopse:

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. ”De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Obrigado pelo marketing

Vitor Peçanha, autor de Obrigado pelo Marketing, já passou pelo palco da Gramado Summit em 2017. Mas, se você perdeu o evento, aí está uma oportunidade de recuperar um pouco do aprendizado perdido.

O autor é co-fundador da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content, e já escreveu centenas de artigos que ensinam estratégias e sobre como o mercado tem se comportado nos últimos anos. Obrigado pelo marketing, assim, é o beabá de como fisgar clientes com conteúdo no Brasil.

A sinopse:

O marketing de conteúdo está se tornando essencial em todas as empresas, e os profissionais que o dominam são cada vez mais valorizados no mercado. Obrigado pelo marketing é leitura obrigatória a para quem quer se tornar um deles. Escrito por Vitor Peçanha, referência brasileira no assunto, o livro agrega os conhecimentos técnicos e práticos que ele adquiriu ao longo de sua jornada à frente da maior empresa do país nesse mercado, a Rock Content. Usando uma linguagem de fácil compreensão, ele mostra todas as etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo, além de explicar como usar da melhor maneira canais como blogs, redes sociais e e-mail, sempre focando em resultados. Uma obra fundamental para o marketing dos novos tempos.

Marketing 4.0

Uma obra de Philip Kotler (reconhecido como pai do marketing moderno e professor universitário estadunidense), Hermawan Kartajaya (Asia Marketing Federation) e Iwan Setiawan (MarkPlus Inc) dispensa apresentação pelos três nomes que assinam a co-autoria. O conteúdo vai além: do tradicional ao digital.

O livro já é uma das obras fundamentais do marketing mundial, apesar de ter a primeira edição publicada por aqui em 2017.

Eu poderia falar um monte de coisas sobre a obra, mas o ensinamento é deles. Vale a leitura.

Fique com a sinopse:

“Ninguém mais qualificado que o pai do marketing para documentar as enormes mudanças que estão ocorrendo. O futuro do marketing é digital, e este é seu guia.” – Al Ries, coautor de Marketing de guerra e Posicionamento

“A internet e a tecnologia da informação mudaram radicalmente o marketing. Este livro revela o caminho do consumidor na nova era.” – Hermann Simon, presidente da Simon-Kucher & Partners

Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total. Este livro ensina você a identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital para compreender melhor: como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia); qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet); de que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo; como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor.

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

Jobs

É claro que a gente não podia deixar de fora o grande nome da história da inovação mundial: o cara que nos fez apaixonar-nos por maçã.

Apesar de ser obra de Walter Isaacson (jornalista e escritor norte-americano), aqui está o grande compilado do legado do maior nome da inovação mundial, deixado por Steve Jobs. Além disso, a escrita é de quem já foi presidente e diretor executivo do Instituto Aspen e da CNN, além de editor da revista Time. Não há nenhum motivo para qualquer tipo de insegurança para com a obra.

Deixemos que a sinopse fale por si:

O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática. Embora tenha cooperado com esta obra, Jobs não pediu nenhum tipo de controle sobre o conteúdo, nem mesmo o direito de lê-lo antes de ser publicado. Não estabeleceu nenhum limite: pelo contrário, incentivou seus conhecidos a falarem com franqueza. 'Fiz muitas coisas que não acho louváveis, como ter engravidado minha namorada aos 23 anos de idade e a maneira como encaminhei a questão', disse ele. 'Mas não tenho nenhum segredo a esconder.' Jobs fala com franqueza, e às vezes com brutalidade, sobre os companheiros de trabalho e os concorrentes. Do mesmo modo, seus amigos, inimigos e colegas apresentam um painel com as paixões, os demônios, o perfeccionismo, os desejos, o talento artístico, as manias e a obsessão controladora que formaram sua atitude empresarial e os produtos inovadores que criou. Jobs é capaz de levar à fúria e ao desespero quem está perto dele. Mas a personalidade e os produtos, assim como um hardware e um software da Apple, estão unidos num mesmo sistema integrado. Sua história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação e de liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro.

Acha que faltou alguma? Envie sua sugestão para [email protected]. Se ela for boa, eu adiciono. smiley




Por
03/01/2018

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!