Não acabe com o tradicional, use-o a seu favor


Não acabe com o tradicional, use-o a seu favor

Quando a publicidade surge, com os primeiros anúncios com fins comerciais sendo publicados em jornais da Inglaterra, por volta de 1650, ainda acredita-se que todos os conteúdos dos periódicos tem a finalidade de informar, não vender. Esse pensamento permanece praticamente unânime até que se intensifiquem os estudos em comunicação, no século XX.

Até então, tudo é verdade e necessário.

Com o crescimento da tiragens dos jornais, o surgimento do rádio e da televisão, e, posteriormente, da internet, mudam-se as lógicas de propaganda nos grandes veículos. Os consumidores entendem o fim comercial e o entendimento muda: não mais tudo o que é anunciado tem credibilidade, porque todo mundo pode comprar um espaço para divulgar seu produto. Valoriza-se assim, o veículo ou meio em que se faz a ação publicitária.

Por esse motivo, devemos olhar com caridade para o tradicional na hora de estudarmos como divulgar nossa startup.

Enquanto temos um projeto em busca de clientes e aceitação no mercado, é importante direcionarmos nossos investimentos no digital com o objetivo de fisgar nosso público, através de estratégias de CPA. No entanto, essa é a modalidade mais custosa para colocarmos nossa marca em exposição: exigimos algo pelo pagamento, logo, pagamos mais caro por cada conversão.

Assim, com orçamentos menores, torna-se complicado consolidar sua marca e garantir seus primeiros clientes.

São dois extremos: o maior controle dos resultados da publicidade na internet e a credibilidade dos meios tradicionais. Então, onde investir?

Podemos usar como exemplo o foco da Adidas - empresa já consolidada e com credibilidade em todo o mundo - no digital e a atenção do Airbnb - plataforma nascida na internet e com modelo de negócio disruptivo - para os veículos tradicionais, na busca por credibilidade. A primeira, economizando em ações e tendo a certeza de que está atingindo apenas seu público. A segunda, alcançando novos consumidores e fortalecendo sua marca.

Mais do que um número elevado de clientes, a credibilidade é importante para manter sua empresa em alta. Principalmente na internet, quando duas empresas que oferecem o mesmo serviço tem um grau semelhante de reputação, optamos pelo menor preço. No entanto, quando a diferença de credibilidade entre as duas é relevante, pensamos duas vezes antes de economizar.

Assim, se você estiver com um orçamento curto, considere começar pela credibilidade - que também gera clientes. Procure o jornal de sua cidade, pesquise o valor das inserções em veículos que confia. Tão importante quanto estar em todo canto da internet é chegar ao seu público por diversos meios.

Uma empresa grande sem reconhecimento é um meteoro prestes a cair dos céus, basta que o mercado mude. No entanto, uma empresa pequena com credibilidade tende a levantar voo com a fidelização dos primeiros clientes - que devem trazer outros e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.




Por
04/10/2017

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!