Onde você tem buscado conhecimento?


Onde você tem buscado conhecimento?

O tempo em que a força e os atributos físicos eram o mais importante fator na hora de trabalhar passou faz algumas décadas. Com o tempo, o intelecto e a capacidade de adaptação a situações adversas se tornou determinante para estar inserido em qualquer área, principalmente na inovação.

Com a busca constante dos cidadãos em alcançar o nível necessário, as universidades tornaram-se os grandes polos de conhecimento da sociedade contemporânea. Jovens que formavam-se no ensino médio definiam seus futuros, passando a ingressar de forma imediata em algum curso superior. Adultos e senhores de todas as idades, em uma tentativa de correr atrás do tempo perdido, pararam de medir o tempo restante até o fim da vida para iniciar os estudos outra vez.

Eis que, com o fluxo intenso vindo de todos os lados, as instituições de ensino deixaram de ser locais homogêneos para começar a abrigar pessoas de todas as idades, com um objetivo em comum. Porém, a popularização e a facilitação de acesso fizeram, por consequência, que as universidades deixassem de ser suficientes.

Hoje, elas dão o impulso. O resto, somos nós por nós mesmos. Assim, nos cabe buscar conhecimento em diversas frentes, nas quais a internet tem sido de grande auxílio.

Assim, mais do que frequentar as salas de aula, buscamos uma enxurrada de informações, pela internet e direto pelos celulares nos nossos bolsos, visando nos colocar de melhor forma onde queremos estar. Porém, ainda falta o componente humano, capaz de ordenar, organizar e priorizar essas informações para transformá-las em conhecimento.

Surgem, então, os eventos voltados para o empreendedorismo.

Na semana passada, a Gramado Summit esteve na RD Summit a convite da Orgânica Digital, onde confirmou mais uma vez a importância dos cases na formação dos empreendedores de diversas áreas. Em nosso evento, realizado em agosto deste ano, reunimos 36 de cases de sucesso com conhecimento de mercado e inovação, e temos uma dezena de nomes já confirmados para 2018.

No entanto, não só de cases de inovação vive o novo empreendedor. Por exemplo: esteve palestrando em Florianópolis o treinador da seleção brasileira de voleibol, Renan Dal Zotto. O que ele tem para ensinar a quem vive de inovação? Mais do que especialista do esporte nacional, Dal Zotto tem uma história familiar de superação. Após ser escolhido o melhor jogador do mundo na década de 80, enxergou no aprofundamento intelectual o escape para aquilo o que buscava quando encerrasse a carreira nas quadras. Precisava continuar zelando por aquilo o que havia construído. Demorou alguns anos, mas chegou ao topo.

Nós também somos assim. Nossas carreiras, seja na área que for, se assemelham a do esporte: tem prazo de validade. Cabe a nós buscar estarmos aptos a novos desafios quando o dia derradeiro chegar.

"Hoje em dia, quando a gente vai em um evento como esse, aprende muito mais que em quatro anos de curso, muitas vezes", - disse Marcos Piangers no final da Gramado Summit.

Eis uma grande saída.

Mais do que reunir startups inovadoras com grandes investidores-anjo e Venture Capitals, visando alavancar o mercado da inovação no Brasil, a Gramado Summit oferece o melhor conteúdo para quem fica inquieto com o universo que tem para se descobrir longe das universidades. O ensino tradicional faz muito mais sentido quando aliado com o ensinamento que já vem da prática.

Não quer esperar até agosto de 2018? Eis uma dica valiosa: a Case, promovida pela ABStartups, inicia amanhã, em São Paulo. Além da feira de negócios, serão mais de 50 palestras com grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional. Na dúvida se vale a pena ir? Sua universidade, provavelmente, não te coloca de frente com alguém da Microsoft.




Por
25/10/2017

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!