Os livros que os grandes empreendedores recomendam


Os livros que os grandes empreendedores recomendam

Na última quarta-feira, a segunda edição do Summit Talks debateu sobre mulheres e startups de sucesso. Foram mais de 50 pessoas reunidas para falar sobre inovação e tecnologia, dialogando com grandes nomes do empreendedorismo nacional.

Viviane Sedola (Growth Hacker), Rochelle Silveira (Bela Pagamentos) e Clarissa Santiago (Guide 121) contaram suas trajetórias e trataram de temas como o preconceito ainda existente para com as mulheres à frente de startups, estratégias de mercado e como transformar a inovação e a escalabilidade em um estilo de vida. Tudo isso, com mediação de Rafael Ribeiro, diretor executivo da ABStartups.

Por isso, hoje o blog da Gramado Summit traz os livros indicados pelos painelistas do evento. O objetivo é te fazer conhecer o mercado da inovação e te inspirar a empreender. Bora conhecer as sinopses?

Seu Sonho Tem Futuro - Candice Pascoal

(Indicado por Viviane Sedola)

Sinopse: Se você pudesse perguntar qualquer coisa para uma pessoa especialista em realizar sonhos, o que seria? Você vê pessoas que vivem dos seus sonhos e não imagina como se tornar uma delas? Sente medo, despreparo ou insegurança quando pensa em começar um novo negócio?
Você acha que sonhar alto é arriscado e não é para você? Candice Pascoal, CEO e fundadora da plataforma Kickante, o maior site de financiamento coletivo/crowdfunding do Brasil, veio para apresentar a fórmula do sucesso que já atingiu milhares de brasileiros e para responder todas essas perguntas e muitas mais. A verdade é que muitos sonham, mas poucos sabem como colocar sua ideia em prática de maneira fácil e sem riscos! E, nesta obra, vamos lhe mostrar como fazer isso. Aqui você encontra dicas, segredos de sucesso e muitas orientações, por exemplo:
• Como milhares de pessoas estão usando o poder do Facebook e do Google para promover seus produtos sem nenhum custo.
• Como identificar se você tem crenças limitantes que sabotam ideias com grande chance de sucesso.
• Qual a importância de planejar e preparar o seu projeto meses antes de você se sentir pronto para começar, e como fazer isso da melhor maneira possível.
• O que fazer para ser um realizador e partir para a ação em busca do seu sonho!
• Os recursos para tirar qualquer coisa do papel e criar renda extra: um plano de negócios que funciona e os passos para traçar sua estratégia.
Faça qualquer projeto sair do papel, realize seu sonho e crie renda extra
Em menos de seis meses!

O poder do menos - Scott Sonenchein

(Indicado por Clarissa Santiago)

Sinopse: Você pode fazer muito mais com os recursos disponíveis com esta abordagem revolucionária para ter sucesso nos negócios e na vida.
O Poder do Menos identifica maneiras para que as pessoas e as organizações trabalhem além de seus recursos, a fim de alcançar um desempenho mais alto. Com base em sérias pesquisas em psicologia e gestão, Scott Sonenshein mostra como alcançar metas, encontrar sucesso profissional e pessoal e viver uma vida melhor. Duas mentalidades impulsionam (ou não) a realização, a criatividade e a inovação: 'mentalidade elástica' e 'mentalidade perseguidora'. Os 'esticadores' (que possuem a mentalidade elástica) abraçam o que têm, descobrindo maneiras criativas de usar os recursos já disponíveis para solucionar problemas, inovar e ter sucesso nos negócios. Já os perseguidores estão sempre (e apenas) em busca de mais recursos.

The Four Steps to The Epiphany - Steven Gary Blank

(Indicado por Viviane Sedola)

Sinopse: Os 4 passos da epifania lançou uma abordagem para novos empreendimentos. Startups procuram por modelos de negócios enquanto as empresas existentes executam eles. O livro oferece o prático e comprovado processo de desenvolvimento de clientes em 4 passos (etapas) para busca e oferece informações sobre o que fazem algumas startups terem sucesso. 
Ao invés de executar cegamente um plano, The Four Steps ajuda a descobrir falhas em planos de produtos e negócios e corrigi-los antes que eles se tornem caros. A interação rápida, os comentários dos clientes, testando seus pressupostos são todos explicados neste livro. 
Embalado com exemplos concretos de o que fazer, como fazer e quando fazer, o livro irá deixá-lo com novas habilidades para organizar vendas, marketing e negócios para o sucesso.
Se a sua organização está iniciando um novo empreendimento, e você está pensando como organizar com sucesso o marketing, vendas e marketing, você precisa dos Quatro Passos para a Epifania.
Leitura essencial para quem começa algo novo.

Incansáveis - Mauricio Benvenuti

(Indicado por Rochelle Silveira)

Sinopse: Somos atropelados pelas inovações em série que atingem todos os setores da economia. Nosso planeta será muito diferente em pouco tempo. O que funcionou nos últimos cinquenta anos não funcionará nos próximos dez. No entanto, muita gente não enxerga isso ou finge que não vê! Uma nova geração de empreendedores, que enfrenta sem medo as grandes empresas, está reescrevendo completamente a sociedade em que vivemos. Esses INCANSÁVEIS não suportam mais o sedentarismo e a mesmice das coisas. O que eles querem é construir um foguete e ir para a Lua!Morando no Vale do Silício, Maurício Benvenutti usa a experiência de ter participado da construção de uma empresa bilionária e de conviver diariamente com talentos do mundo inteiro para mostrar o futuro que muitos não aceitam e a forma como os negócios bem-sucedidos são criados hoje em dia.

De zero a um - Peter Thiel

(Indicado por Clarissa Santiago e Rochelle Silveira)

Sinopse: Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. ”De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Receita Previsível (Predictable Revenue) - Aaron Ross

(Indicado por Viviane Sedola)

Sinopse: Implante na sua empresa a máquina de vendas que levou a Salesforce a gerar mais US$100 milhões em receita anual recorrente. Toda empresa precisa vender, isso é inquestionável. No entanto, a maior parte delas permanece refém do acaso, sobrevivendo à base de resultados pífios, insuficientes e imprevisíveis. Receita Previsível (Predictable Revenue) é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados. Com a revolucionária metodologia Cold Calling 2.0, sua empresa nunca mais perderá tempo e dinheiro com processos de prospecção ultrapassados e ineficazes, e você assumirá o controle da receita, tornando-a completamente previsível. De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, Aaron Ross e Marylou Tyler, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound , que levou a Salesforce e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras. Sem milagres ou fórmulas mágicas, você será capaz de estruturar uma verdadeira máquina de vendas na sua empresa, sem grandes investimentos em marketing, utilizando apenas método, pessoas e disciplina para obter resultados incríveis. Receita previsível é um livro instigante, mas acima de tudo útil. Considerado a Bíblia de Vendas do Vale do Silício, é como se fosse uma consultoria do mais alto nível.

Abundância - Steven Kotler e Petter Diamandis

(Indicado por Clarissa Santiago)

Sinopse: Abundância - O Futuro É Melhor do que Você Imagina' documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta. A abundância universal está ao nosso alcance. Os autores apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em áreas específicas. Nesse incrível antídoto contra o pessimismo atual, os autores exploram como quatro forças emergentes - tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente -conspiram para resolver os maiores problemas da humanidade.

Sonho Grande - Cristiane Correa

(Indicado por Rochelle Silveira)

Sinopse: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.
Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e A Vontade de Liderar - Sheryl Sandberg

(Indicado por Clarissa Santiago)

Sinopse: As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Neste livro absolutamente inspirador, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial. Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. Ela acredita que um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres. A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria. 'Faça acontecer' é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

Comece com o porquê - Simon Sinek

(Indicado por Rochelle Silveira)

Por que algumas pessoas e organizações são mais inventivas, pioneiras e bem-sucedidas do que outras? E por que eles são capazes de repetir o sucesso de sempre?
Nos negócios, não importa o que você faz, é importante o porquê você faz isso.
Comece analisando líderes como Martin Luther King Jr e Steve Jobs e descobrindo que todos pensam da mesma forma - todos eles começaram com um porquê.
Na obra, Simon Sinek explica o enquadramento necessário para que as empresas passem a saber o que fazem, como fazem e POR QUE fazem.
Por que fazemos o que fazemos? Por que nós existimos? Aprender a fazer essas perguntas pode desbloquear o segredo para negócios inspiradores. Sinek explica o que realmente leva para liderar e inspirar e como alguém pode aprender a fazê-lo.

 

 

 




Por
28/02/2018

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!