Os programas do Sebrae para fomentar o ecossistema de startups


Os programas do Sebrae para fomentar o ecossistema de startups

Uma das organizações de destaque no fomento ao ecossistema de startups do Brasil é o Sebrae. Tanto em âmbito nacional, como nas suas unidades em cada Estado, o foco está em oferecer o ambiente ideal para promover o empreendedorismo, sobretudo na inovação, gerando conexões de negócios e colocando empreendedores em contato com investidores.

Por isso, hoje nós vamos apresentar alguns aspectos que provam a eficiência dos programas nacionais do Sebrae, projetados para auxiliar startups a decolarem e ganharem mercados no Brasil e no exterior.

Bora para eles?

PRÉ-ACELERAÇÃO DE STARTUPS

O programa de pré-aceleração é gratuito e focado em startups que estão em todos os estágios de maturidade, desde ideação até tração. A ação é voltada para startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizem softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do modelo de negócio e ainda não tenham validado todas as hipóteses do modelo de negócio. Nele, durante quatro meses, as startups participantes se desenvolvem, seja com aumento no faturamento, lançamento do MVP (Produto Minimamente Viável), captação de investimento e até mesmo com mudanças no modelo de negócios.

Para participar do programa, é necessário se inscrever e passar por uma seleção inicial, onde as melhores participarão de uma rodada de pitches. Os critérios de seleção costumam incluir uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta. O programa conta com capacitações em formato de oficinas, workshops e vídeo-aulas, mentorias individuais e reuniões de acompanhamento de negócios com consultores do Sebrae, mentoria com parceiros, bootcamp de marketing digital e vendas, oportunidade de conexão com investidores, aceleradoras e outros participantes do ecossistema empreendedor.

MENTORIAS

Para os startupeiros que buscam ajuda na sua tomada de decisões, visando entender o próprio modelo de negócios, como se colocar no mercado e escalar seus projetos, o Sebrae pode ser um grande auxilio. Além de dispor de um time de mentores especialistas no ecossistema brasileiros, você poderá encontrar conexões fundamentais para crescer seus negócios. Tudo isso com ajuda de parceiras, como a Endeavor.

APROXIMAÇÃO DOS INVESTIDORES

Como consequência de boas mentorias, é natural a conexão com grandes investidores. Por isso, além de te ajudar a moldar seu negócio, o Sebrae pode ainda te colocar em contato com pessoas capazes de alavancar seus projetos, sendo parceiros no desenvolvimento financeiro e operacional.

Em um ecossistema em que conexões são tão importantes, estar aliado a Organização pode mudar os rumos da sua empresa.

DESAFIO LIKE A BOSS

O Sebrae Like a Boss é a plataforma do Sebrae para identificaremos seu perfil de empreendedor e, de acordo com suas necessidades, disponibilizar os conteúdos mais relevantes para você. Além disso, é a competição nacional de startups da Organização.

A plataforma é um novo espaço de interação virtual para startups de todo o país, criado para estimular empreendedores a pesquisar informações, expor seus projetos e buscar orientações sobre negócios. O cadastro é simples, rápido e dá acesso a uma plataforma completa para quem busca inovação. O site especializado nesse tema, tem como principal objetivo apoiar empreendedores e startupeiros com negócios digitais por meio de capacitação e conexão com o mercado. Sendo um espaço de convergência e referência para pequenos negócios digitais e um ponto de encontro para novas ideias e projetos inovadores.

Além disso, em eventos como a Gramado Summit, startups apresentam seus pitches para jurados, em uma competição que leva o mesmo nome da plataforma e determina, na Case (evento realizado em São Paulo), no mês de novembro, o grande vencedor. A competição é uma vitrine para alcançar investidores de todo o país.

CONEXÃO COM O MERCADO

Em um ecossistema conectado e baseado no compartilhamento, um bom relacionamento com o mercado é fundamental para o crescimento e a consolidação de novas empresas. Por isso, mais do que te ajudar nos processos internos, o Sebrae pode te auxiliar com conexões fundamentais para o seu perfil de empreendedor. É a chance de aprimorar sua startup e se colocar com ainda mais força no mercado.

Se você ficou curioso para conhecer as ações da Organização, clique aqui.




Por
23/08/2018

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!