Quando as grandes mídias fazem reverência


Quando as grandes mídias fazem reverência

No último dia 04 de novembro, 48 horas antes de começar a maior feira de startups e a maior conferência de tecnologia do mundo, a Web Summit, o maior veículo de economia do planeta curvou-se e fez reverência para este novo formato de alavancar os grandes projetos e a economia do futuro: os eventos que colocam as startups em evidências.

Tudo isso, por um motivo muito simples: a tecnologia não é só a tecnologia. E parece que a Forbes entendeu isso:

Lots of cities dream of hosting such a major event, and many of them build fancy convention centers to try to attract one. Visitors fill up hotels and restaurants, and public coffers fill up with revenue from sales taxes, lodging taxes, and so on. (Muitas cidades sonham em hospedar um evento tão importante, e muitos deles criam centros de convenções sofisticados para tentar atrair um. Os visitantes enchem hotéis e restaurantes, e os cofres públicos enchem receitas de impostos sobre vendas, taxas de hospedagem e assim por diante.)

A matemática é simples: o objetivo do evento é o mesmo da Gramado Summit. Buscamos colocar grandes ideias de frente com os maiores investidores, gerando negócios que façam com que essas mesmas ideias conquistem seus espaços no mercado nacional e internacional. Aliado a isso, cases de sucesso em um palco de conteúdo que tem como finalidade instigar jovens ambiciosos a se aventurarem também no empreendedorismo.

No entanto, na maioria das vezes nos esquecemos que esse é só o topo da cadeia. Justamente isso, também, é o que a Forbes destaca na citação acima.

O Brasil tem sofrido uma longa ressaca nos últimos anos. Após sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, não se vê nenhum tipo de legado palpável pelas ruas. O que era caos, continua sendo caos. O que foi mudado para o evento, não acrescentou em nada na vida do cidadão comum. Para se ter uma noção básica, teve até estádio de futebol virando presídio. Política do pão e circo, diriam os mais extremistas.

A questão não é o esporte, ele continua sendo fundamental para o desenvolvimento humano e das sociedades. O ponto central é saber onde investir o dinheiro que está em nossas mãos. Uma coisa é aproveitar milhões para proporcionar uma estrutura pública de qualidade, outra é construir verdadeiros monumentos para apenas algumas pessoas utilizarem. Por isso, abraçar eventos de startups ou de qualquer outro tipo se torna cada dia mais interessante para uma cidade. Não só a tecnologia ganha, mas a indústria do turismo e toda uma sociedade que se estabelece através destes tipos de economia.

Além disso, diferente dos grandes eventos esportivos, as feiras de negócios costumam se estabelecer por bastante tempo em um mesmo local. A Gramado Summit, por exemplo, não ambiciona deixar sua cidade natal. Isso, ainda que uma vez por ano, é a certeza de uma contribuição rotineira para a economia da cidade. É mais gente nos hotéis, mais público nas atrações turísticas e culturais, mais clientes nos restaurantes. Tudo isso sem tirar do foco o objetivo central de alavancar a economia e mudar o mundo em que vivemos através da transformação de vidas.

A verdade é que, em um período em que tanto se fala sobre compartilhamento no empreendedorismo, precisamos olhar desta mesma forma visionária para aquilo o que não está em nossos radares. O novo e o velho habitam o mesmo espaço. A inovação tem sido motivo para reunir milhões de pessoas em diversos cantos do mundo (só na WebSummit deste ano foram 60 mil), o que faz bem também para o mercado tradicional em diversos aspectos.

Nós, que tantas vezes nos prendemos àquilo o que era convencional no passado, devemos parar de arregalar os olhos para o que há de novo, para então começarmos a verdadeiramente usar isso a nosso favor.




Por
14/11/2017

Assessor de imprensa da Gramado Summit e autor de ficção da Faro Editorial. Iniciou sua carreira na comunicação em 2014, passando pelas editorias gerais antes de chegar à tecnologia.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!