Quer enriquecer? Perca tudo


Quer enriquecer? Perca tudo

Se preferir você pode ouvir o áudio na íntegra clicando abaixo:

É muito comum nos depararmos com a história de um empreendedor de sucesso que criou um império de uma hora para a outra. Isso nos motiva ao ponto de querermos tirar todos os projetos do papel e startarmos nosso negócio com a segurança de que em um curto espaço de tempo iremos montar uma máquina de vendas sem grandes esforços, afinal, nos foi passada a receita do sucesso.

O que acontece é que nem só de acertos é feita a glória. Histórias criadas para encantar o público desconsideram fatores relevantes que fazem parte do caminho, como o esforço e o fracasso. Você já se perguntou o quanto foi necessário para que dois meninos de Palo Alto pudessem inventar o primeiro conceito de computador pessoal, o Apple I, e criar uma nova indústria? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo. É muito comum nosso foco estar voltado para o resultado e não no percurso.

Em 2014, inspirado pela trajetória de um empreendedor de sucesso na indústria turística, reuni alguns amigos, buscamos um investidor-anjo e juntos criamos a HoneyDreams, um e-commerce de viagens nichado para casais. Com dinheiro suficiente para um ano de trabalho e a possibilidade de explorarmos um mercado com poucas soluções tecnológicas disponíveis, éramos o próximo big deal do turismo.

Quebramos.

A falta de experiência com a gestão de uma empresa e a certeza que iríamos alcançar o sucesso com facilidade foram nossas principais falhas. No entanto, junto com o fracasso descobrimos a persistência.

Errar é a forma mais palpável de aprender e continuar arriscando é a única maneira de atingir o sucesso absoluto. Assim, não devemos aceitar que exista uma receita para chegarmos ao topo. Há algo que distancia o fracasso do sucesso: o quanto consegue suportar os erros, levantar e seguir em frente tentando atingir seus objetivos.




Por
11/09/2017

Diretor na empresa Rossi & Zorzanello e sócio fundador da empresa Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello Projetos Especiais, Marcus é também CEO & Co-Fundador da Gramado Summit, evento focado no empreendedorismo digital.
Em 2015, recebeu o reconhecimento como um dos 25 Inovadores & Empreendedores do ano, em apontamento da Panrotas, empresa paulista líder na produção de informações para o profissional de turismo.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!