Quer viajar no tempo? Pegue um avião para o Vale do Silício


Quer viajar no tempo? Pegue um avião para o Vale do Silício

O mundo está mudando e isso está impactando não apenas a  economia global, mas, consequentemente, o modo com que enxergamos e entendemos o conceito das coisas. A inovação sempre foi o ingrediente básico para a evolução da humanidade e com ela descobrimos que - como diz Peter Thiel, em seu livro De Zero a Um -  nos distinguimos das demais espécies pela capacidade de operar pequenos milagres, os quais chamamos de tecnologia.

Enquanto na Revolução Industrial a ascensão das máquinas à vapor demorou quase meio século para ganhar mercados fora da Inglaterra, a revolução que conhecemos como digital, não precisa nem de quatro anos para mudar completamente indústrias. Engana-se quem acredita ter um negócio consolidado sem propostas de mudança, pois este se tornará obsoleto em um piscar de olhos.

Para estimular essa inovação, no entanto, é fundamental estar alicerçado em um ambiente propício. Uma startup disruptiva com capacidade de escalar seu negócio em pouco tempo, busca um local encorajador com uma cultura altamente empreendedora e disposta a correr riscos sem deixar feridas em seu histórico caso haja o fracasso. Assim é o Vale do Silício, na Califórnia.

No Brasil, são poucos locais onde é possível encontrar a perfeita conexão entre a cultura empreendedora e a alta qualidade de vida. Gramado, por sua vez, é um ótimo exemplo de cidade com capacidade de empreender em ambientes de incerteza. Somos a capital do chocolate caseiro no país sem produzir a matéria prima, o cacau. Criamos o maior case de sucesso da indústria turística da América Latina, mesmo com todas as dificuldades de acesso ao município. Ao considerarmos a qualidade de vida, vivemos em um local que muitas vezes não parece fazer parte de um país ainda em desenvolvimento, devido ao baixíssimo índice de criminalidade proveniente da expressiva qualidade de vida.

Mas é preciso se reinventar! Gramado é o cenário perfeito para a criação de uma "Serra do Silício". Colocamos a cidade no mapa da  inovação e da tecnologia e mostramos para uma comunidade inteira a importância de não dependermos de uma única indústria. Cabe agora a iniciativa pública aprender com esses jovens empreendedores que correr riscos é a forma mais segura de garantirmos um futuro próspero.




Por
04/09/2017

Diretor na empresa Rossi & Zorzanello e sócio fundador da empresa Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello Projetos Especiais, Marcus é também CEO & Co-Fundador da Gramado Summit, evento focado no empreendedorismo digital.
Em 2015, recebeu o reconhecimento como um dos 25 Inovadores & Empreendedores do ano, em apontamento da Panrotas, empresa paulista líder na produção de informações para o profissional de turismo.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!