Startup Indústria - Uma orquestra de ferramentas de TI


Startup Indústria - Uma orquestra de ferramentas de TI

Cada vez mais as áreas finalísticas das corporações brasileiras são exigidas a entregar mais a fim de alcançar suas missões, e isso tem reflexo direto no seu corpo técnico. Uma das nuances desse contexto é que ser multitarefa virou exigência básica para parte desses profissionais, especialmente em ambientes que respiram inovação, que são imersos de incertezas e buscam fazer a diferença e serem relevantes nas estratégias corporativas, com visão e propósito até muito claros, mas nem sempre o caminho para alcançá-los é claro. 

Alguns aspectos importantes aqui são autonomia, controle e aumento de produtividade intra projeto para de fato “fazer a coisa acontecer”. No Programa Nacional Conexão Startup Indústria, é importante destacar uma decisão estratégica na sua estruturação foi a internalização e adoção de processos e ferramentas pela área finalística responsável pelo Programa, a Gerência de Inovação.

Foi um processo de desenvolvimento e aquisição de habilidades encabeçado pela equipe, que correu em paralelo com o desenvolvimento do Startup Indústria em si. Trocou-se o pneu do carro com ele andado. Validação de hipóteses do Programa, estruturação de website, imersão no Customer Development/The Lean Startup/Running Lean, estruturação de página no Facebook e LinkedIn, roadshows de divulgação, elaboração de peças de arte, composição de formulários avançados, curso de design thinking, entre outros.

"A adoção de microserviços foi fundamental nesse processo, e estamos aqui para compartilhar quais são as ferramentas que nos ajudam dia a dia a entregar resultados de maneira rápida e com a qualidade que a Gerência de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI espera"

É possível categorizar as ferramentas nas seguintes áreas:

  1. Gestão e produtividade
  2. Colaboração
  3. Comunicação externa e cuidado com o cliente
  4. Suporte a processos
  5. Medição e controle de resultados

GESTÃO E PRODUTIVIDADE

ASANA

É uma ferramenta de gestão de atividade e tarefas e projetos baseada na nuvem. Com ela, é possível organizar e gerenciar a performance da equipe em relação às tarefas. É ótima para evitar a sobrecarga de trabalho e comunicar-se eficazmente com sua equipe sobre o que deve ser cumprido ao longo do seu ciclo de trabalho (no Programa adotamos sprints semanais inspiradas no Scrum). O Asana é gratuito para equipes de até 15 pessoas. Entre os recursos dessa versão estão: número ilimitado de tarefas, projetos e conversas, além do dashboard básico.

A gestão do projeto em uma big picture é controlada pelo sistema de controle de projetos oficial da ABDI.

COLABORAÇÃO

GOOGLE DRIVE + GOOGLE DOCS

Uma das coisas que pode atrapalhar bastante a produtividade é não ter um sistema que armazene todos os documentos importantes em um só lugar de maneira acessível e prática. Imagine só ter que pegar uma determinada planilha do Excel no computador de um gerente que faltou ao trabalho, imagens do projeto na máquina de outro colega de trabalho, e ainda esperar o estagiário chegar à tarde para ter acesso à pasta onde ele salvou um dos documentos mais importantes?

O Google Drive associado ao Google Docs apoia o compartilhamento de arquivos com toda a equipe (ou só com os colaboradores que desejar) como também pode ter acesso a tudo isso de qualquer lugar do mundo via internet. 

COMUNICAÇÃO EXTERNA E CUIDADO COM O CLIENTE

SQUARESPACE

É um construtor de sites do tipo faça você mesmo que também disponibiliza uma plataforma de blogging e serviço de hospedagem. O construtor permite a criação de websites profissionais e responsivos, utilizando uma interface intuitiva de fácil utilização. Já traz inúmeros templates que aceleram o processo de estruturação de um website.

É possível criar e publicar um site em menos de 4 horas, sendo bastante utilizado inclusive para prototipação e validação de websites.

FACEBOOK LINKEDIN

Ambas a redes sociais dispensam explicações. O que é importante comentar é sobre a segmentação de público e linguagem utilizada em cada uma das redes. No facebook, estão as clientes startups e instituições de apoio e no LinkedIn, estão as indústrias.

Ou seja, uma comunicação feita pelo Startup Indústria que busque atingir startups é feita no Facebook, e indústria no LinkedIn, observando a linguagem de cada público. 

DACAST + CBOX OBS STUDIO + YOUTUBE LIVE + FACEBOOK LIVE

Para streaming ao vivo, foi utilizado esse conjugado (DaCast + CBox + OBS Studio) de soluções para operacionalização das lives do Startup Indústria. Nesse caso, o uso desse conjugado era ainda suportado pelo Youtube live e o Facebook live como formas de redundância e aumento de alcance.

As indústrias principalmente têm restrições de acesso a Facebook, porém o público de startups está lá. Nos momentos de live, são utilizados 2 notebooks e um celular para a tripla transmissão.

INTERCOM RESPOND + FACEBOOK CHAT + EMAIL DEDICADO

Ferramentas essenciais na comunicação direta com interessados ou participantes do Startup Indústria. Sempre pontuamos a qualidade do “serviço” que a ABDI oferece por meio dos seus projetos, no Startup Indústria levamos esse cuidado ao máximo de qualidade.

A equipe têm acesso nos seus celulares aos aplicativos para que questionamentos sejam respondidos de imediato em chats exclusivos ou por meio de emails.

MAILCHIMP

Uma das ferramentas de marketing online mais úteis na comunicação, sem dúvida, é o email marketing. Esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Qualquer pessoa com conhecimento básico em internet pode aprender a usar o Mailchimp, entre as principais funcionalidades é possível criar campanhas, reutilizar campanhas, segmentar públicos, definir layouts, ver estatísticas, etc.

SUPORTE A PROCESSOS

CANVA

O Canva consiste numa das ferramentas de criação de conteúdos gráficos bem simples de utilizar. Não precisa dominar o Photoshop para produzir para produzir conteúdos atrativos, claros, bonitos e profissionais. Design e edição de imagens são atividades muito comuns no trabalho de profissionais de comunicação, onde existem especialistas e pessoas com menos habilidades para a realização de tarefas.

COGNITO FORMS 

Em se tratando de workflows e plataformas mais elaboradas, o CognitoForms atende a uma equipe menos especializada em TI que ainda sim consiga estruturar verdadeiras plataformas “forms like”. Todo o procedimento de cadastro, seleção e controle dos projetos entre indústrias e startups têm suas lógicas estabelecidas nesta ferramenta, que atende a uma complexidade maior de fluxos.

SKORE

Essa ferramenta foi importante para apoiar a etapa de matchmaking do Startup Indústria, servindo como meio para que as indústrias, startups e instituições de apoio conhecessem umas a outras e iniciar o relacionamento para posterior desenvolvimento conjunto de projetos. 

MEDIÇÃO E CONTROLE DE RESULTADOS

GOOGLE ANALYTICS + FACEBOOK MÉTRICAS + YOUTUBE MÉTRICAS + MAILCHIMP MÉTRICAS

Métricas e processos de medição sobre ações segmentadas ou em massa são o coração de como nos relacionamos com o público. Acessos ao site, número de downloads do edital, canais de aquisição, posts em redes sociais, número de emails marketing abertos, quantidade de clicks em conteúdos de emails marketing, número de visualizações de webinares do Startup Indústria, quantidade de email recebidos e um mundo de dados e informações disponíveis são de extrema importâncias nas estratégias e calls to action de cada ação.

Toda ação de marketing em geral está baseada no modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e só é possível endereçar as ações e também saber se elas deram certo por meio das métricas que grande parte das ferramentas disponibilizam. Para tanto, foi estabelecido um dashboard interno que é atualizado de periodicamente com os resultados das ações de marketing.z

CONCLUSÕES

Como dito anteriormente, existem muitas soluções tecnológicas para apoiar projetos e programas em vários contextos, no caso do Startup Indústria, optou-se pela internalização de pequenas soluções, microserviços, pela área responsável pelo Programa Nacional Conexão Startup Indústria, a Gerência de Inovação da ABDI.

As ferramentas são fundamentais na operação do Programa, mas elas são apenas meios dentro de processos bem definidos advindos de metodologias adaptadas para a realidade do Startup Indústria (Scrum, AIDA, Customer Development, Design Thinking, Lean Startup, MVP, entregas circulares, etc).

Por fim, esse modelo auxiliou e auxilia a equipe a ter autonomia, controle, mas sobretudo, consciência das ações e seus impactos.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!