TECNOUCS propõe inovação econômica para a Serra Gaúcha


TECNOUCS propõe inovação econômica para a Serra Gaúcha

Principal indutora do desenvolvimento econômico, social, cultural e humano da região Nordeste do Rio Grande do Sul desde a sua criação, a Universidade de Caxias do Sul reuniu toda sua expertise em produção de conhecimento e geração de inovação, por meio dos programas de pesquisa científica avançada, apoio a estudantes e atuação conjunta com o poder público, empresas, entidades e demais organizações, no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS.

Este conjunto forma um Ecossistema de Inovação ao qual instituições e organizações públicas e privadas podem conveniar-se para a execução de projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e/ou Cooperação visando ao aperfeiçoamento ou à criação de novos produtos, processos ou serviços.

PARQUE DE 4ª GERAÇÃO - O TecnoUCS se caracteriza como um parque científico-tecnológico de 4ª geração, conceito mundial que define os complexos que incorporam o ecossistema inovador ao tecido social urbano, operando na transformação das cidades, tidas como grandes laboratórios vivos (living labs). Assim, empresas, startups, poder público e universidades, em conjunto, além da inovação em produtos e serviços, promovem intervenções que contribuem diretamente com o desenvolvimento social e econômico das cidades e respectivas regiões.

ESTRUTURA MULTICAMPI – De tal forma, a partir do conceito de presença nos múltiplos campi da Universidade, o TecnoUCS permeia as oito unidades da UCS na região (em Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí), além do Instituto de Materiais Cerâmicos, em Bom Princípio, alcançando 70 municípios com uma população somada de 1,3 milhão de habitantes.

O parque-científico tecnológico, desse modo, abrange a rede de 800 laboratórios da Universidade; os seis Institutos transdiscipliinares dedicados à Pesquisa Científica; os 24 cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação; e todo o sistema de prestação de serviços e de relações com o mercado da UCS.

INSTÂNCIAS DE INOVAÇÃO DO TECNOUCS

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO

- Consiste na oferta da disciplina de Empreendedorismo a todos os cursos de graduação – sendo obrigatória em 33 deles – alcançando 700 alunos por semestre com ações interdisciplinares para o desenvolvimento de competências empreendedoras e de habilidades em inovação.

- Além disso, o programa fomenta iniciativas acadêmicas, em parceria com os setores público e privado, alinhadas à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à solução de problemas.

STARTUCS

- Iniciado em 2015 e em sua quarta edição, o StartUCS – Transformando Ideias em Negócios é o programa de incentivo à criação de startups e outros negócios inovadores de base tecnológica.

- Aberto a estudantes, egressos, professores e funcionários da UCS, promove, anualmente e de forma gratuita, a modelagem e a estruturação de novos negócios com a orientação de pesquisadores da Universidade e de especialistas do mercado e pela interação direta com potenciais clientes e fornecedores. Assim, é a instância de validação e pré-aceleração de novos negócios do TecnoUCS.

Ao final do programa, uma empresa constituída no StartUCS pode ir para o mercado, permanecer no espaço de coworking ou ingressar na Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS).

INCUBADORA TECNOLÓGICA

- A (ITEC-UCS) destina-se ao apoio, formação e consolidação de micros e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras. O espaço recebe os novos empreendimentos por até dois anos, oferecendo suporte em capacitação gerencial, captação de financiamento, inserção no mercado, serviços e infraestrutura.

- A incubação também garante acesso à plataforma Land2Land, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), à qual a UCS é associada por meio do TencoUCS, que permite o intercâmbio com ambientes de inovação e mercados de outros países para o conhecimento de novas tecnologias, processos e produtos.

O TECNOUCS EM NÚMEROS

- Desde 2015, responsável por 224 novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, para os quais foram captados R$ 15,9 milhões.

- Obtenção de 103 registros de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

- Por seis anos consecutivos a UCS se destaca como a 2º melhor Universidade do Brasil em Inovação, entre as comunitárias e privadas, e está entre as dez melhores em Pesquisa e em Ensino (segundo o Ranking Universitário Folha).

- O parque científico-tecnológico conta com a rede de 450 professores pesquisadores e 400 estudantes bolsistas (de graduação, mestrado e doutorado) que atuam em seis Institutos de pesquisa avançada daUniversidade de Caxias do Sul.

- Desde sua implantação, em 1999, a Incubadora Tecnológica (um dos ambientes de inovação do TEcnoUCS) contribuiu para a inserção de 60 empresas no mercado, que juntas faturam em torno de R$ 60 milhões/ano, tendo criado cerca de 300 empregos diretos e 100 indiretos.

- É superior a 90% a taxa de sobrevivência das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica cinco anos após a criação dos empreendimentos.

- Em suas três primeiras edições, o programa de geração de negócios inovadores StartUCS recebeu 99 projetos de negócios, tendo sido pré-acelerados 49 e criadas dez empresas.

700 estudantes por semestre participam do Programa de Empreendedorismo, disciplina presente no currículo de 33 cursos de graduação e eletiva para os demais cursos.




Por
06/08/2018

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!