Trabalhando com um empreendedor, você pode se tornar um também


Trabalhando com um empreendedor, você pode se tornar um também

Na grande maioria das vezes em que ouvimos falar sobre uma empresa que virou case de sucesso, ou de uma startup que vem para revolucionar o mercado, o sujeito mais exaltado é o empreendedor (e com méritos) , que sai da zona de conforto, que realiza antes e que vê o que ninguém vê. Palmas para essa fera!

Mas o que pouco se destaca são as equipes que andam junto com os seus mestres durante a realização de um projeto. Nosso texto de hoje não busca criar uma briga dentro das empresas por uso de direitos autorais ou por quem merece uma estrelinha no caderno. A ideia é mostrar que a partir do trabalho de cada grande empreendedor, nascem vários outros “colaboradores empreendedores”.

Colaboradores empreendedores não no sentido de que cada colaborador vai criar uma nova startup, ou iniciar seu projeto solo, mas no propósito de que cada colaborador fará parte do projeto do criador e assim terá parte no resultado final.

Vamos fazer um exercício prático neste momento! Pare o que está fazendo, olhe para o diretor da sua empresa e pense se ao longo do período em que está trabalhando com ele, não pegou nenhuma mania, sistema de trabalho ou até mesmo começou a compartilhar algum interesse em comum. Se sim, isso já comprova que ao trabalhar com um empreendedor, você também se torna um. Se não, procure um novo emprego, em um lugar onde vai encontrar um diretor inspirador e que possa agregar algo em sua carreira.

Ah! Precisamos voltar a um princípio importante, “Trabalhando com um empreendedor, você pode se tornar um também”. Ou seja, você poderá, mas pra isso precisa ter algumas características ou buscar desenvolvê las.

Veja a lista com algumas dessas características:

1- Comprometimento

O comprometimento que um empreendedor tem com sua empresa é um dos principais fatores que vai definir se o projeto terá sucesso ou será um fracasso. Aprender a lidar com responsabilidades e atuar em conjunto com a equipe buscando atingir os resultados, faz com que as chances de prosperar aumentem. O comprometimento é a grande diferença entre um colaborador que veste a camiseta da empresa e o que está ali só pelo salário.

2- Ouça e absorva

Trabalhando com um empreendedor, saiba escutar o que ele tem pra dizer e absorva tudo que possa ser aprendizado. A escuta de quem tem experiência ou conhecimento sobre o assunto, vai te deixar atento para novas oportunidades e melhorias em seu trabalho.

3- Pergunte

Além de escutar, aprenda a perguntar e buscar informações. Desta maneira você estará atualizado sobre o mercado e sobre o que acontece ao seu redor. Além de mostrar proatividade e vontade de sempre querer mais.

4- Seja Jordan

“Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.” Michael Jordan, no livro Nike Culture: The Sign of the Swoosh.

É preciso ter perseverança, quando você desiste de algo, acaba abrindo mão de tudo que já construiu e com certeza não irá chegar a lugar algum. Errar faz parte de qualquer história, ter perseverança fará você se destacar.

5- Busque ser o especialista

Busque ser o especialista dentro da sua empresa, seja em uma atividade pequena ou função mais complexa, mas tente ser a pessoa mais lembrada, quando seu diretor pensa em uma tarefa. Ter o espírito empreendedor é gostar de desafios, querer ser reconhecido por seu esforço. Então toda vez que você acumula referências, você permanece e se destaca no mercado.

Muitos podem pensar nisso como acúmulo de atividades e mais trabalho, pense nisso como a construção de uma identidade profissional. Seja FODA! Seja um especialista!




Por
22/12/2017

Jornalista graduado e apaixonado por comunicação! Conservador das boas práticas, aposto sempre em uma boa pesquisa, argumentos concretos e textos revisados (muitas vezes). Como jornalista atuei em rádio, TV, mídias digitais e impresso. Agora no time de comunicação da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos estou em contato direto com grandes eventos, entre eles o FESTURIS e a Gramado Summit.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!